30/09/09

Fantoches de Água (Hanoi)






Mua Roi Nuoc, também conhecido por “Fantoches de Água”, é uma expressão de arte única, que tem a sua origem no delta do Rio Vermelho, no Vietname, por volta do séc. X. Os agricultores desta região encontraram um forma de entretenimento muito original, adaptando-se às duras condições em que viviam, ciclicamente afectados pelas monções que afectam o país todos os anos.

E porque até na arte tinham de improvisar, nessa altura os espectáculos de fantoches eram feitos nos arrozais e na água das cheias. A aproximação aos padrões ocidentais levaram a uma “normalização” das actuações, pelo que agora recorrem a palcos e teatros.

O Thang Long Water Puppet Theatre é o grupo mais famoso e tem espectáculos diários em Hanoi, e apesar do ambiente à volta ser moderno e confortável, ainda se usam fantoches tradicionais, feitos de madeira – alguns chegam a pesar 15kg! – e o acompanhamento musical é garantido por uma orquestra tradicional vietnamita, que tocam e cantam uma espécie de ópera originária do Norte do Vietname, que tem o nome de Cheo.

Claro que nós não vamos perder um espectáculo destes! A aventura na Indochina começa exactamente aqui - e já agora... por falar em aventura, e em tom de curiosidade... já só falta um mês!

28/09/09

Janelas em Hué




Eram só janelas... mas não resisti.
Na minha passagem pela maravilhosa cidade de Hué, tirei algumas fotos a janelas. Podia ter escolhido portas, fechaduras, vasos ou azulejos. Mas foram as janelas o alvo da minha lente. Deixo aqui alguns exemplos, e desafio quem vier comigo na viagem à Indochina a juntar mais algumas a esta colecção.



27/09/09

Momentos Nomad



O noite passada em casa de Dom Pedro nao cabe dentro de uma serie de fotografias.

Foi o ultimo dia de trekking, e para alem do esforco da caminhada ainda tivemos brinde: chuvada tropical, das fortes.

Chegar a casa desta familia aqueceu-nos a todos: por fora, com o lume da fogueira em alta, por dentro com aquela dose simples e certeira de hospitalidade, que sai apenas a quem o faz com o coracao aberto.

Os tugatrekers la se fecharam num circulo, entre pilhas de meias e tenis ensopados.

O serao foi passado com Dom Pedro, a sua guitarra e biblia. Depois de saudar a Nossa Senhora de Fatima cantou-nos o “A treze de Maio”, e ainda outras musicas tradicionais. Mais tarde, os filhos saltaram dos colos das tugatrekkers, vestiram trajes tradicionais, o Dom Pedro sacou do acordeao e comecou a actuacao da noite!

E assim foi nascendo mais uma expressao desta viagem:

Momentos Nomad...

Há pois e!








24/09/09

Os TugaTrekkers




E nasceram os TugaTrekkers...

Desbravamos a selva como Rambos, pernoitamos numa cidade meia abandonada, dormimos junto ao chao, subimos montanhas com folego de Vanessa Fernandes, sobrevivemos a chuvadas tropicais...

Mas afinal como nasceram os Tuga Trekkers?

Porque so os Tuga trekkers sacam umas "boleiazinhas" de autocarro a meio do trekking!

Razoes de forca maior - aldeias Maias que nos cobriam de sorrisos, miudos que nos ensinavam musicas com os bracos bem no ar, uma lareira a espera em casa do Dom Pedro, vontade de cruzar as maos atras da nuca enquanto as botas secam ao fogo. O tempo ganhou uma nova perspectiva.

As vezes juntos, outras uns seguiam a pe, outros de chicken bus. Como nao viajamos dentro de um pacote aproveitamos, e tinhamos os guias do Quetzal Trekkers para andar tudo "bem acompanhado".

Ficam aqui alguns momentos, amanha mais fotos do que foi talvez um dos "hightlights" da viagem - a noite passada em casa da surpreendente familia de Dom Pedro.

(nota:nao tenho acentos no teclado!)














23/09/09

O postal da Sandra

Faltavam dois postais, mas o ultimo ainda vai demorar - a Sonia chegou ontem a Costa Rica, e vai andar por la mais dez dias a recolher lava de vulcao de dia e discotecas de salsa a noite - para alem de geologa, era a expert em dancas latinas do grupo:)

Ficamos a espera dum postal da Costa Rica, e como os ultimos sao os primeiros, a Sandra deixa-nos aqui dois postais, o primeiro no trekking, o segundo no lago Atitlan.




22/09/09

Um postal da America Central


(Carlos)

Passou um furacao na America Central, e esse furacao chama-se TugaTrekkers!

Como explicar 18 intensos dias num post? Ou em varios? Concordo com os comentarios dos meus companheiros de viagem - ainda e dificil explicar esta aventura por palavras, parece que so agora a experiencia comeca a deslizar para o sistema digestivo.

Ficam algumas fotos, a que chamamos “Um postal da America Central“, e foi escolhida por cada viajante (faltam duas!)


(Catarina)


(Sandra)


(Herminia)


(Ana)

(Joao)


(Luis)





20/09/09

Vota nomad

Começou a campanha eleitoral para as Legislativas 2009, e o desgoverno é tanto que o novo partido MMS colou por aí uns cartazes com um erro ortográfico imperdoável. Manda os políticos para a Conchichina, quando na verdade queria dizer Indochina. Ele há coisas... ;)

Ou é gralha, ou é porque estavam a tentar disfarçar o facto desse cartaz não passar de uma cópia daquele que a nomad já tinha feito para também se lançar na companha. Macaquinhos de imitação... ;)

O nosso cartaz - o original e muito mais giro! - é este:

17/09/09

Halong Bay? Hoa Lu!



A primeira paragem da nossa aventura na Indochina, logo a seguir a Hanoi, é em Hoa Lu, cerca de 100km a sul da capital vietnamita. Apesar de Hoa Lu ter sido a capital do país durante a Dinastia Dinh, entre 968 e 980 DC - pelo que ainda exibe orgulhosamente alguns templos e túmulos imperiais em ruínas - a principal razão da nossa visita prende-se com a paisagem à volta.

A província de Ninh Binh, onde fica Hoa Lu, é famosa pela beleza da sua paisagem. E Tam Coc, onde vamos passear de barco, é conhecida pela alcunha de "Halong Bay terrestre", devido às parecenças que tem com este lugar. São centenas (quem sabe milhares) de impressionantes formações rochosas que convivem harmoniosamente com os verdes arrozais, pequenos canais de água acastanhada, grutas misteriosas...

16/09/09

Novidades

Nao estamos a poupar nas fotografias, mas a lentidao da internet nao tem dado para mais.
E os dias tem sido ocupados... tanto que para "fugir" de uma Tegucigalpa pouco desejada pela situacao politica nas Honduras, acabamos por atravessar mais um pais - El Salvador , dormir de improviso perto da fronteira e ainda dar um mergulho no Pacifico!
Depois faco o relato com fotos, ate porque em meia hora seguimos para um ferry rumo a Ometepe, a ilha do maior lago da America Central.
Asta luego
As fotos em baixo sao do Lago Atitlan na Guatemala








14/09/09

Extra! Extra!


É com muita alegria que anuncio que viagem à Indochina está esgotada... e que a nomad decidiu "lançar" uma data extra.

Assim sendo, mal o primeiro grupo for embora do Laos, eu meto-me num autocarro para o Vietname, respiro fundo durante dois dias... e lá vamos outra vez!

De 21 de Novembro a 8 de Dezembro, embarcamos de novo nesta aventura que, em quase 3 semanas (18 dias), nos levará a quatro fascinantes países. É uma semana no Vietname, outra no Cambodja e Tailândia (Bangkok) e mais outra no Laos. A não perder!

Para quem ainda não conhece o programa, pode clicar do lado direito do ecrã, onde diz "Indochina". E sejam bem-vindos a bordo!

12/09/09

Antigua o primeiro contacto



A Guatemala ja ficou para tras e o tempo parece voar...
Ficam as memorias e fotografias!



Primeiro brinde na primeira noite, com uma Gallo na Praca Central de Antigua



Vista de Antigua


Catarina bem acompanhada no Cerro de la Crus em Antigua


Mais novidades amanha que a net vai fechar e tem a velocidade de um Tuk Tuk!

Fotos by Carlos Ana e Luis

11/09/09

Primeiros passos na America Central

Os primeiros passos na America Central sao de salsa!

Ainda pedimos um corridinho mas o nosso professor, tambem conhecido por Karate Kid pelo lenco no cabelo, nao tinha...

No news good news, e temos andado longe dos cybers, mas prometemos noticias frescas das aventuras deste lado do mundo em breve...ate porque hoje e sexta, estamos em Copan, e temos de practicar estes graciosos movimentos de anca!

Asta



S-21

A visita aos Campos de Morte e ao Museu do Genocídio, em Phnom Penh, vai ser de certeza um dos momentos mais marcantes da viagem à Indochina.

Lembro-me perfeitamente de quando lá estive... silêncio absoluto... uma espécie de vergonha por fazer parte da espécie humana, capaz de coisas tão atrozes. Tinha sentido o mesmo no Vietname, e anos antes em Auschwitz. Pode parecer mórbido, mas acho que é mesmo obrigatório conhecer este tipo de lugares. Nem que seja para despertarmos na nossa consciência alguma raiva por tamanhos "desvios" na História. Pode ser que não se repitam...

O Museu do Genocídio foi, nos seus primórdios, um liceu. Quando os Khmer Vermelhos tomaram conta do Cambodja, passou a Prisão de Alta Segurança, onde milhares de pessoas foram interrogadas, detidas, torturadas e assassinadas. Hoje é um testemunho desse momento negro da história do Cambodja, e é conhecido por todos como S-21.

Ficam algumas fotografias, daqui a menos de dois meses lá estaremos outra vez.