26/11/09

Quando eu cá vinha com os grupos Nomad é que era!



(foto Lonely Planet)

Depois de a “Lonely Planet” incluir a Nicarágua como um dos destinos mais promissores para 2009, eis que surge a lista de 2010, com o El Salvador.

Quando escrevi o texto sobre a América Central rematava da seguinte forma:

“Venha, antes que todos os turistas cheguem.”.

Esta é a grande mais-valia que vejo nestes destinos: o que podemos perder em confortos que até pode incluir um suculento hambúrguer ao som de Bob Marley e uma panqueca com leite condensado de sobremesa, ganhamos em genuinidade: uma sobredose de frango com arroz, feijão e banana frita ao som de merengues debitados por transístores afónicos. E os empregados, ainda mal treinados e pouco deferentes, correm o risco de se tornar nossos amigos ou pior, darem-nos uma valente palmada nas costas!


Faz cada vez mais sentido, e esta é a altura perfeita para conhecer esta parte do mundo. Temo acabar um insuportável velho do Restelo a rabujar daqui a umas décadas para os botões– “Epá, na altura em que eu cá vinha com os grupos Nomad é que era!” :)


Segue a explicação da “Lonely Planet”:


“ (O El Salvador) é um país excepcionalmente acolhedor e inteligente, onde tudo é mais apelativo, porque mais inesperado. (...). Muitos viajantes não atravessam o El Salvador, atraídos por destinos mais conhecidos como a Guatemala e a Costa Rica, e atemorizados por histórias de guerra civil e violência entre gangs. Mas a guerra acabou há quase 20 anos e o crime, embora sério, é quase exclusivo entre bandos rivais, longe dos turistas. E apesar do El Salvador ter menos áreas protegidas que os seus países vizinhos, conseguimos desfrutá-las praticamente sozinhos. (...)“


A outra boa notícia é que neste “top ten” vem outro país, que nos enche de orgulho – Portugal!
Pois entrar em 2010 e pôr o pé em dois dos dez destinos mais promissores do mundo, é obra.


Vejam tudo em


http://www.lonelyplanet.com/el-salvador/travel-tips-and-articles/42/15809


Saludos cordiales

23/11/09

Está quase!





A viagem de fim de ano está confirmada e já me ponho a olhar para o horizonte e a imaginar os “regressos”...

Lá chegaremos em pleno Verão, com o ambiente festivo e relaxado de um continente em férias, numa parte do mundo em que o ambiente é sempre festivo e relaxado. Será que ainda dá para aumentar a dose?

Bem-vindo a 2010!

E entramos com o pé direito, em plena Antigua, das cidades mais animadas de toda a América Central.

O “horizonte” da fotografia é já em Ometepe na Nicarágua, no pontão da antiga fazenda cafeteira do ditador Somoza, onde vamos dormir três noites. Se de dia serve de solário e prancha de mergulhos para o lago, ao fim da tarde é bilhete de primeira fila para um espectáculo de luz e sons tropicais: aqui cada pôr-do-sol é uma viagem.

Está quase!

Nota – esta viagem é em época alta, por isso é conveniente comprar os bilhetes de avião atempadamente.

19/11/09

3 Chinesinhas Timidas


3 Chinesinhas curiosas.


3 Chinesinhas timidas.


3 Chinesinhas a levitar.


3 Chinesinhas perdidas (em Angkor).


3 Chinesinhas de cocoras.


3 Chinesinhas a ser atacadas por uma arvore.


3 Chinesinhas a ir.

18/11/09

9 x 9

Estou de volta a Hanoi, e estou entre grupos. As ultimas tres semanas foram tao intensas que nao consegui actualizar o blog - acho que eh capaz de ser bom sinal. Assim sendo, aproveito estes momentos de acalmia em Hanoi para deixar aqui algumas fotos da primeira aventura pela Indochina. A primeira de muitas, espero. E que sejam todas tao boas.

Ladies and Gentlemen.... the Nine!





The Nine na night de Hanoi, logo a chegada.



The Nine em Hue.



The Nine a brincar aos imperadores.



The Nine em Phnom Penh, depois de (mais) uma bela jantarada.



The Nine em Angkor Wat!



The Nine depois de se auto-evacuarem do furacao Mirinae.



The Nine em Vang Vieng, no tubbing.



The Nine em pose de despedida, em Luang Prabang.

06/11/09

Saem nove capacetes, se faz favor.

Atravessámos a primeira fronteira, hoje. Estamos neste momento no Cambodja, depois de uma semana intensa no Vietname, repleta de bons momentos, aventuras e experiências novas.

Como sabíamos que esta aventura ia implicar algumas voltas de mota, resolvemos fazer como os locais, aderimos a modas e, logo no primeiro dia: fomos comprar capacetes.

Variedade é o que não falta, em Hanói - e por isso o mais difícil foi mesmo escolher.

Ficam algumas fotografias... nove pessoas a comprar capacetes no Old Quarter, um espéctaculo único! E antes que me esqueça: há algumas noites atrás, experimentámos pernas de rão ao jantar. Que belo petisco!