31/01/10

América Central: entrada e novidades 2010



A segunda descoberta da América Central fez-nos entrar em 2010 com o pé direito, e olhos tortos, de tanto fogo de artifício à solta em Antigua. Soltámos uns “bruás” de espanto e outros de assombro ao ver crianças guatemaltecas a agarrar a chupeta com uma mão e disparar um punhado de foguetes com a outra! Ninguém se aleijou e a ASAE não apareceu.
A nova década trouxe três grandes novidades para esta viagem, todas para repetir: Subida ao Vulcão Pacaya (Guatemala), Visita a Perquin (a Capital de Guerrilheira do El Salvador), e Acção Social na Nicarágua com a construção de uma mesa na Escola de Mérida. Fica aqui a primeira novidade...



Subida ao Pacaya – Discovery Channel versão centro-americana

Já todos vimos a cena: dois cientistas vulcanólogos dentro de fatos espaciais, os melhores entre os melhores, aproximam-se pé ante pé para a cratera, em mais missão de alto risco. Levam tuperwares em fibra de carbono e recolhem amostras da lava ardente.
Na subida ao vulcão Pacaya franzimos a testa, espetamos um pau e assamos uma banana. Uma torrente infinita de lava escorre aos nossos pés, numa visão impressionante, vinda directamente das entranhas da terra. À nossa volta lava recente compõem a paisagem com as suas formas bizarras. Imperdível.


Banana Faci


Luis o grelhador de serviço a tirar mais uma dose de mushmellows.









Luisa, a viajante mais "batida" do grupo, com os seus super bastões

Luis e Margarida com bastões pau de marmeleiro versão Guatemalteca, que nos acompanharam até à Nicarágua.