11/09/09

S-21

A visita aos Campos de Morte e ao Museu do Genocídio, em Phnom Penh, vai ser de certeza um dos momentos mais marcantes da viagem à Indochina.

Lembro-me perfeitamente de quando lá estive... silêncio absoluto... uma espécie de vergonha por fazer parte da espécie humana, capaz de coisas tão atrozes. Tinha sentido o mesmo no Vietname, e anos antes em Auschwitz. Pode parecer mórbido, mas acho que é mesmo obrigatório conhecer este tipo de lugares. Nem que seja para despertarmos na nossa consciência alguma raiva por tamanhos "desvios" na História. Pode ser que não se repitam...

O Museu do Genocídio foi, nos seus primórdios, um liceu. Quando os Khmer Vermelhos tomaram conta do Cambodja, passou a Prisão de Alta Segurança, onde milhares de pessoas foram interrogadas, detidas, torturadas e assassinadas. Hoje é um testemunho desse momento negro da história do Cambodja, e é conhecido por todos como S-21.

Ficam algumas fotografias, daqui a menos de dois meses lá estaremos outra vez.

2 comentários:

  1. Nomeei o vosso espaço como um dos 10 que sigo com mais atenção. Podem "reclamar" o prémio no link abaixo.

    http://viagenslacoste.blogspot.com/2009/09/premio.html

    ResponderEliminar
  2. Tendemos sempre a imaginar que situações como esta acontecem num tempo distante. Tudo se reveste de um dramatismo ainda mais exacerbado quando cruzamos datas e nos damos conta de que "tudo isto" acontece num tempo em já por cá andávamos!
    Será seguramente um dos pontos altos da viagem.

    ResponderEliminar