22/02/10

Acção Social Na Nicarágua – “Esta mesa é eterna!”










.
.
.
.
.
.
- Não há miúdo que destrua isto. Esta mesa é eterna!

O Director da escola dá umas pancadinhas no betão acabado de secar, e sem saber dava-me outra nas costas.

A mesa é de facto eterna. Feita em betão sólido têm ainda a particularidade de metade do enchimento ser feito com garrafas de plástico que ainda são cheias com plásticos por dentro (sacos, pacotes etc...). Um mealheiro ecológico todo recolhido pelos alunos.

É eterna então por fora, consciente por dentro e, para nós, coberta com os sorrisos dos cerca de cento e cinquenta alunos que nos receberam, para nossa surpresa pois estávamos em período de férias. Fomos comprar umas caixas de chupa-chupas para juntar a algum material escolar trazido de Portugal e montámos uma “festa da rifa”.

O chupas fizeram as delícias dos alunos, mas soube-nos a pouco. É que tudo faz falta nesta escola. Nem uma bola de futebol têm. Computador nem pensar. Sabemos apenas porque perguntámos. Os nicaraguenses não são dados ao queixume. Mas agradecem com todo o coração.

A etapa que se segue será trazer algum colorido à obra. Iremos então com o próximo grupo pintar a mesa e bancos à volta, e ao mesmo tempo lançar as bases para uma segunda mesa. E claro, não irão faltar, pelo menos, umas bolas de futebol!

A obra ainda demorou uns dias a fazer (quando eu saí da ilha só faltavam os bancos!), o grupo Nomad já não assistiu ao resultado final, mas ficam aqui as fotografias.



































Sem comentários:

Enviar um comentário