16/02/10

Novidade 2 : Perquín, a capital Guerrilheira do El Salvador















A Guerra de Don Rafael é diferente da que vemos nos filmes. Não há bons nem maus, heróis ou vilões. “Perdem todos, menos um punhado de políticos e negociantes de armas.” – garante-nos. Ele que o diga: percebeu que tinha que decidir por um dos lados da barricada e alistou-se na FMLN. Aos 10 anos era guerrilheiro.

Agora é guia turístico em Perquín, o ponto de partida para “Roteiro da paz” que percorre alguns sítios marcantes desta sangrenta guerra civil e termina no Museu da Revolução Salvadorenha.

Don Rafael não tem os bíceps do Rambo mas é bastante mais eloquente. Percorre as fotografias do Museu da Revolução Salvadorenha de dedo em riste e apresenta-nos os retratados pelo nome. Eram todos seus amigos. Uns emigraram, outros ficaram pelo El Salvador, a maioria não teve tanta sorte e engrossou a lista dos 75 000 mil salvadorenhos que morreram neste período.
Estranho é que uma guerra contada na primeira pessoa chega-nos, surpreendentemente, desprovida do olhar soturno e decidido do político que a anunciou, ou da voz grave do repórter que fez a cobertura. Don Rafael explica-nos bombas como um professor de electrotecnia, fala-nos de vida e morte num mesmo tom. Talvez por não ser actor como o Rambo, o político e o repórter.

E vive tão intensamente a paz que não perde muito tempo a tentar encontrar bons, maus, heróis ou vilões para justificar este seu passado. Esta é talvez a grande aprendizagem para nós, viajantes de país sereno e solarengo. Despede-se com um enorme sorriso:
- Importante é que as pessoas não se esqueçam do que passou aqui, para que os nossos filhos não tenham que passar pelo mesmo! É importante que a memória perdure.
Fotos:
(1 a 4) El Mozote, palco do pior massacre do El Salvador: memoriais às crianças desaparecidas e o ambiente da vila que nos surpreendeu com um dia de festa
(5-6) Museu da Revolução Salvadorenha
(7) El Salvador em tempos de paz: mergulho no Rio Sapo

























































Sem comentários:

Enviar um comentário