30/09/09

Fantoches de Água (Hanoi)






Mua Roi Nuoc, também conhecido por “Fantoches de Água”, é uma expressão de arte única, que tem a sua origem no delta do Rio Vermelho, no Vietname, por volta do séc. X. Os agricultores desta região encontraram um forma de entretenimento muito original, adaptando-se às duras condições em que viviam, ciclicamente afectados pelas monções que afectam o país todos os anos.

E porque até na arte tinham de improvisar, nessa altura os espectáculos de fantoches eram feitos nos arrozais e na água das cheias. A aproximação aos padrões ocidentais levaram a uma “normalização” das actuações, pelo que agora recorrem a palcos e teatros.

O Thang Long Water Puppet Theatre é o grupo mais famoso e tem espectáculos diários em Hanoi, e apesar do ambiente à volta ser moderno e confortável, ainda se usam fantoches tradicionais, feitos de madeira – alguns chegam a pesar 15kg! – e o acompanhamento musical é garantido por uma orquestra tradicional vietnamita, que tocam e cantam uma espécie de ópera originária do Norte do Vietname, que tem o nome de Cheo.

Claro que nós não vamos perder um espectáculo destes! A aventura na Indochina começa exactamente aqui - e já agora... por falar em aventura, e em tom de curiosidade... já só falta um mês!

1 comentário: