17/10/09

Ometepe

Dois vulcoes formam esta ilha tropical plantada no meio do enorme lago Nicaragua. Instalamo-nos na Hacienda Merida, uma antiga fazenda cafeteira do ditador Somoza, transformado recentemente num Hostel exemplar: para além de um pontao virado para um esplendoroso por do sol, ainda promove accoes como aulas ingles e internet gratuita para as criancas locais.

Como descrever esta ilhal? Cascatas naturais, verde a rebentar pelas costuras, macacos, borboletas, aves, porcos, cavalos, galinhas e grupos de miudos que vao aparecendo dispersos pelas ruas de terra batida. Mergulhos nas aguas mornas do lago ao fim de dia, fofocas de alpedre em alpendre pela noite.

Aqui nao se danca salsa. A musica é rancheira, tem uivos agudos, usa bigode ralo, e ouve-se a balancear a rede.

Depois de atravessar tres paises este é, sem duvida, o final perfeito para retemperar forcas antes do regresso a Portugal.

Tanto que na viagem que se segue ficaremos aqui mais um dia. Tanto que ja ca estou ha um mes num improvisado escritorio tropical.

E claro que com este frenetico balancear na rede, e estudo "aprofundado" no terreno, já tenho algumas surpresas na manga para a proxima Descoberta da America Central. Em breve sai o roteiro actualizado já para o fim de ano, com direito a festa no lago Atitlan e outras novidades.

Asta!




















3 comentários:

  1. Excelentes texto e fotografias.

    ResponderEliminar
  2. Revivi o passado recente agora! em 2008 apaixonei-me pela Nicaragua e em Ometepe encontrei também um local isolado do mundo e ainda tão intacto. Vale a pena explorar mais ainda a Nicaragua!!! Que te vais bien!

    ResponderEliminar